quarta-feira, 10 de março de 2010

Tipos de Software

De acordo com suas aplicações, um software pode ser classificado das seguintes formas:

Software Básico: É uma coleção de programas escritos para dar apoio a outros programas. A área do software básico é caracterizada por forte interação com o hardware de computador, intenso uso por múltiplos usuários, operações concorrentes que exigem escalonamento (schedule), compartilhamento de recursos e sofisticada administração de processo, estruturas de dados complexas múltiplas interfaces internas.

Software de Tempo Real: É um software que monitora, analisa, controla eventos do mundo real. Um sistema de tempo real deve responder dentro de restrições de tempo escrita. O tempo de resposta de um software assim é curo, variando de 1 milésimo de segundo a 1 minuto.

Software Comercial: São softwares que processam informações comerciais. As aplicações dessa área reestruturam os dados de uma forma que facilita aas operações comerciais e as tomadas de decisões administrativas.

Software Científico e de Engenharia: São softwares que auxiliam as aplicações científicas. Têm sido caracterizados por algoritmos de processamentos de números.

Software Embutido ou Embarcado: São softwares próprios de um determinado hardware. O software embutido é usado para controlar produtos e sistemas para os mercados industriais e de consumo. O software embutido pode executar funções muito limitadas e particulares (por exemplo, controle do teclado para fornos de microondas) ou oferecer recursos funcionais de controles significativos (por exemplo, funções digitais em automóveis, tais como controle de combustível, mostradores nop painel, sistemas de freio etc.).

Software de Computador Pessoal: São softwares para os computadores pessoais que, entre muitas outras aplicações, são responsáveis por processamento de textos, planilhas eletrônicas, computação gráfica.

Software de Inteligência Artificial: O software de inteligência artificial faz uso de algoritmos não-numéricos para resolver problemas complexos que não sejam favoráveis à computação ou a análise direta. Atualmente, a área de AI (Artificial Intelligency) mais ativa é a dos sistemas especialitas, também chamados sistemas baseados em conhecimento. Porém, outras áreas de aplicação para o software de AI são o reconhecimento de padrões (voz e imagem), jogos e demonstração de teoremas. Nos últimos anos, desenvolveu-se um novo ramo do software de AI, chamado redes neurais artificiais. Uma rede neural simula a estrutura dos processos cerebrais e pode, por fim, levar a uma nova classe de software que consegue reconhecer padrões complexos e aprender com a “experiência” passada.

Software Online: São softwares que funcionam em conexão com a internet. Neles os arquivos para execução do software não são carregados localmente, é feita através de um servidor assim como o tráfego de dados. Têm tempo de resposta curto, porém maior que o software de tempo real.

Um comentário:

  1. Hoje as crianças passam muito tempo na internet, para evitar qualquer coisa instalei um aplicativo espião no celular para saber com quem estão conversando, ainda sei localizar
    remotamente. https://brunoespiao.com.br/espiao-de-tela

    ResponderExcluir