quarta-feira, 10 de março de 2010

Ciclo de Vida de um Software

O ciclo de vida clássico de um software designa todas as etapas do desenvolvimento de um software, da sua concepção ao seu desaparecimento (inutilização do software).

1ª fase – Concepção

É o surgimento da idéia do sistema em detrimento de alguma necessidade do usuário.

2ª fase – Especificação

É a fase de levantamento de necessidades e definição de um modelo lógico do sistema, com base em estudos e interação com o usuário do sistema.

3ª fase – Projeto Físico

Tem como finalidade obter o modelo físico de implementação, levando em consideração o Modelo Lógico obtido e os recursos tecnológicos existentes ou a serem determinados, bem como suas restrições. Nesta fase há a especificação completa da arquitetura de hardware e software, estruturas de controle, estruturas de dados do sistema, interfaces, etc. que serão utilizadas para o desenvolvimento do software.

4ª fase – Implementação

Construção do software conforme especificado e projetado.

5ª fase – Validação

É a fase de testes do software. Tem como finalidade certificar se o software produzido atende ao que foi especificado. Esses testes são feitos pelo usuário.

6ª fase – Instalação

Neste momento, o software é instalado e os usuários treinados para a sua correta utilização. .Implantação de maneira gradativa, a fim de evitar insatisfação e possibilitando a correção do sistema.

7ª fase – Manutenção

Durante a utilização de um software, alguns erros podem aparecer ou até mesmo a necessidade de novas funcionalidades que aquele programa poderia abranger. Em razão disso, um software deve receber manutenção com determinada freqüência. A manutenção pode ser corretiva (corrige erros e mudanças causadas por eles) ou adaptativa (há um acréscimo de novas funcionalidades ao software).

Nenhum comentário:

Postar um comentário