terça-feira, 9 de março de 2010

Definição e Características de um Software

Existem diversas definições que podem ser aplicada a palavra software. Didaticamente, software poderia ser descrito como: “Software é: (1) instruções (programas de computador) que, quando executadas, produzem a função e o desempenho desejados; (2) estruturas de dados que possibilitam que os programas manipulem adequadamente a informação; e (3) documentos que descrevem a operação e o uso dos programas”.

Software é uma sentença escrita em uma linguagem computável, para a qual existe uma máquina (computável) capaz de interpretá-la. A sentença (o software) é composta por uma seqüência de instruções (comandos) e declarações de dados, armazenável em meio digital. Ao interpretar o software, a máquina computável é direcionada à realização de tarefas especificamente planejadas, para as quais o software foi projetado.

De maneira geral, um software objetiva atender às necessidades de um usuário.

Os componentes de software são construídos usando uma linguagem de programação que tem um vocabulário limitado, uma gramática explicitamente definida e regras de sintaxe e semântica bem formadas.

O software é um sistema lógico, e não físico (não tem propriedades físicas que, por exemplo, podem ser medidas). Portanto, o software tem características que são consideravelmente diferentes das do hardware:

1- O software é desenvolvido ou projetado por engenharia, não manufaturado no sentido clássico. Isso implica que ambas as atividades dependem de pessoas, mas a relação entre as pessoas envolvidas e o trabalho executado é diferente. Ambas as atividades exigem a construção de um “produto”, mas as abordagens são diferentes. Os custos do software estão concentrados no trabalho de engenharia (desenvolvimento) e não na manufatura.

2- Software não se “desgasta”. Algo que pode ocorrer com o hardware. Entretanto, o software deteriora-se, pois com manutenções corretivas ou adaptativas) que todo software recebe é provável que novos defeitos sejam introduzidos ao software, fazendo com que o nível do índice de falhas mínimo comece a se elevar.

3- A maioria dos softwares é feita sob medida em vez de ser montada a partir de componentes existentes, como o hardware.

2 comentários: